Noite e dia nós, brasileiros, reclamamos covardemente dos políticos que, em Brasília, representam o nosso país. Digo covardemente porque esquecemos que só há um motivo para eles estarem no posto em que estão: nós os colocamos lá. De quatro em quatro anos, o brasileiro se mostra, por meio das eleições, muito ignorante. Ao chegar ao local de votação, muitos de nós nem sabemos em quem vamos votar. Ou sabemos apenas o nome, porque o candidato já fez alguma novela ou já gravou alguma música de sucesso. Não temos noção da capacidade do candidato em trazer melhorias ao nosso país. Não temos conhecimento de seu passado político e muito menos do futuro que nos aguarda. Apenas apertamos, com nossos dedos sujos de indiferença, as teclas que nomearão alguma mulher fruta ou algum cantor de pagode como senador ou deputado federal, por exemplo. E, mesmo depois de elegê-los, mesmo sabendo que não sabemos quem colocamos no governo, criticamos. Fazemos dos políticos os grandes causadores de todas as mazelas que afundam o nosso país. A isso eu dou o nome de hipocrisia.
Quando chega o ano de eleições, nossos corações se enchem de esperança. Esperança de um Brasil melhor, sem crianças nas ruas, com mais educação, mais dignidade. Mas, um novo governante com os mesmos brasileiros - ignorantes, baderneiros, pobres de espírito - não poderá fazer nada. Afinal, o problema está em nós. Nós como povo, como matéria prima de um país. Somos corruptos e reclamamos da corrupção política. Não damos amor aos nossos filhos e reclamamos da falta de educação dos jovens. Exigimos leis mais severas quanto à punição de ladrões e assassinos, mas não respeitamos as leis mais básicas que fazem de nós uma sociedade de direitos, deveres e obrigações. Enfim, poderia ficar horas citando as contradições do povo brasileiro. Mas esse não é meu objetivo aqui. Escrevo com a pretensão de fazê-los enxergar que não são apenas as eleições de novos representantes do povo que mudarão a história desse país. Cada um de nós deve dar sua contribuição à nação. E que ela comece em casa, comece pela educação de seus filhos, comece pelo bom convívio com seus vizinhos. Pois, resolvendo-se esses problemas pequenos, poderemos partir para os maiores. Não ficaremos esperando apenas pela ação dos políticos. Agiremos nós. Por nós.
Lembrem-se: "O governo somos nós. Os políticos, nem tanto assim." Paulo Busko
Disse tudo e mais um pouco!
ResponderExcluirRealmente vivemos neste ciclo vicioso de ignorar as nossas responsabilidades como cidadãos...
além das eleições,
além dos votos...
Parabéns pelo post!
;D
A conscientização política por parte da sociedade é muito importante para o exercício da democracia. Neste ano, novos candidatos serão eleitos para ocuparem cargos públicos e é importante que a sociedade esteja atenta na hora de escolher seus representantes.
ResponderExcluirApesar de atualmente as pessoas terem mais acesso à informação, ainda há quem não tenha a consciência da importância do seu voto. Quanto mais simples é a comunidade, menor pode ser o grau de conhecimento sobre o assunto, o que pode impedir ao eleitor de cobrar de seu candidato soluções para resolver os problemas coletivos.
Parabéns pelo seu texto!!!
Estou te seguindo.
E assim é mesmo...
ResponderExcluirDevemos analisar bem os candidatos e depois do voto cobrá-los!
ResponderExcluirConcordo com você, Pedro. Mas de que adianta cobrá-los, exigir melhoras ou criticá-los se nós, como povo, como cidadãos, não fazemos nossa parte? Na minha opinião, qualquer candidato que seja eleito não terá artifícios suficientes para melhorar o Brasil sem que antes a própria população tenha consciência de seus direitos e de suas obrigações.
ResponderExcluirVem de berço...Esse lixo do "jeitinho brasileiro" é refletido mais tarde na política.
ResponderExcluiré mesmo... a maioria de nós não tem nem idéia de em quem vai votar, e vota só poq é obrigatorio!! Acabamos todos pagando por isso!
ResponderExcluirMas em cada um de nóis há um pouco de politica... Em vc, mauricio, por exemplo há o mal hábito de prometer e não cumprir!!!
Nada de calote ok??
beijos....